"A SUA CASA EM NOSSA POUSADA"



Fique por dentro de tudo que acontece em nossa região!

terça-feira, 21 de agosto de 2012



Cidade e Escritor: Monteiro Lobato é tema de livro

Cidade e Escritor:
Monteiro Lobato é tema de livro

Obra revela a trajetória do escritor José Bento Monteiro Lobato no Vale do Paraíba

“Monteiro Lobato - Cidade & Escritor”. Esse é o título do livro do jornalista André Barreto, que será lançado no próximo dia 31 de agosto, durante o III Festival de Literatura Infantil de Monteiro Lobato-SP. A obra destaca a história do município que nasceu como Buquira e que hoje carrega o nome de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos: José Bento Monteiro Lobato. 

Sobre o livro: “Monteiro Lobato - Cidade & Escritor” revela os períodos marcantes que transformaram o povoado de Buquira em cidade de Monteiro Lobato. Desde a fundação da vila em 1880 até os dias atuais. No entanto, a cronologia literária é enriquecida com a trajetória do escritor José Bento Monteiro Lobato pelo município, período que corresponde parte de sua infância e os anos de 1911 até 1917.

Lobato viveu em Buquira no casarão herdado de seu avô, Visconde de Tremembé, juntamente com sua esposa Purezinha e os filhos Martha, Edgar, Guilherme e Ruth. O livro descreve a fase de transição do fazendeiro para escritor, quando cria Jeca Tatu, Urupês e fragmentos do Sítio do Picapau Amarelo. Por meio de fotografias inéditas, cedidas por sua neta, Joyce Campos Kornbluh, é possível acompanhar a vida em família e fatos até então desconhecidos pelo público, como a presença da escrava Anastácia na criação de seus filhos e as eleições de 1916, quando Lobato concorreu ao cargo de vereador em Buquira. 

Pesquisa: O livro também percorre a história política e administrativa da cidade. No ano de 1948, Buquira é emancipada e passa a se chamar Monteiro Lobato. O autor descreve importantes fatos na busca pelo desenvolvimento do município, personagens ilustres e fotografias históricas reunidas em dois anos de pesquisa.

Lançamento: A cerimônia de lançamento do livro “Monteiro Lobato - Cidade & Escritor”, ocorre no dia 31 de agosto, às 20h, na Câmara Municipal de Monteiro Lobato. Os livros poderão ser adquiridos no III Festival de Literatura Infantil, nos dias 01 e 02 de setembro. Informações: (12) 9129-0055.

Nenhum comentário:

Postar um comentário